quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Sobre criança, cozinha e disponibilidade...

Hoje minha filha me pediu para cozinharmos... isso não é um fato muito raro mas tb não é cotidiano. Esse seu interesse (e o nosso), pela cozinha, vem e vai... Acho que já até escrevi sobre isso. O fato é que aqui em casa, quando é de nosso interesse, vamos todos cozinhar e, por sorte, eu e meu marido aprendemos cedo que convidar uma criança para cozinhar junto requer um tantão de disponibilidade e paciência... Sim, porque aquilo que se faria em 5 min, se faz em 20... Porque se a gente já costuma esparrar sem querer um pouco de farinha pela bancada, com criança, a bagunça é um pouco maior. E porque nem sempre a nossa expectativa corresponde ao desejo da criança... e a gente se frusta e a criança tb... Por aqui a gente vai tentando se equilibrar, entre a disponibilidade e a necessidade, entre o prazer e a pressa, entre a vontade e a preguiça.




Mas, no caso da Luana, seu interesse também tem sido pelo registro desse momento, em forma de vídeo que possa ser compartilhado "para toda Uberlândia". Essa semana ela viu um desenho da Moranguinho sobre um programa de culinária. Além disso, seu irmão tem tentado gravar seus próprios videos de video game, acho que deve ser por onde ela me informou que "a gente precisaria de um canal para compartilhar o video"...
Minha filha tem 5 anos e é bem determinada no que gosta e quer fazer. Portanto compartilho abaixo seu video dessa semana (não é o primeiro que fazemos, ontem mesmo testamos outro, mas foi o que ela decidiu compartilhar...).

Muitas reflexões sobre esse processo, mas para mim, o que fica de mais intenso, é a alegria e a honra de compartilhar com ela esse momento, ao vivo e a cores. Durante o processo, ela mesma se depara com o fato de eu a estar ajudando em plena quinta-feira e se questiona, mas quinta não é dia de trabalho??? Ela está em processo de aquisição da noção do tempo semanal e mensal.... adora olhar na folhinha o dia do mês, e contar quantos dias faltam para determinado acontecimento...

Eu trabalho dentro e fora, de mim e de casa, sempre trabalhei e adoro o meu trabalho. Mas desde que meus filhos nasceram, eles despertaram em mim um desejo enorme de ficar, de parar, de curtir... E eu, desde então, fui me remodelando...Cheguei a desejar mas nunca deixei de trabalhar fora. Com o tempo e o crescimento deles e minhas curas, fui redesenhando minha trajetória profissional e acho que atualmente estou num momento de intensa produção. Tenho pelo menos 3 focos (espaços) de trabalho - quem tem me acompanhado sabe que estou envolvida de corpo e alma em várias frentes e projetos importantíssimos relacionados à luta por uma assistência obstétrica de mais qualidade e respeito às mulheres em nossa cidade mas tão importante e precioso quanto é o tempo que crio para estar com meus filhos.

Filha, o tempo que eu dedico a vocês não é e nunca foi perda de tempo... parar em plena quinta-feira a tarde para cozinhar ao seu lado, é um trabalho maravilhoso e vale muito!!!  Fico feliz por me oportunizar isso e ainda me estimular mais a aprender sobre edição de video e coisa e tal. E é isso que venho aprendendo com a vida: quando a gente consegue integrar mais os nossos papeis e funções, o tempo e a ordem de tudo fluem com mais delicadeza... trabalho, vida, educação e filhos passam a compor um Universo um pouco mais coeso e menos compartimentado...

Com vocês, a pequena chef, Luana!


                                                         https://youtu.be/BrOugu3zwd8




Nenhum comentário:

Postar um comentário