sexta-feira, 28 de maio de 2021

A Grade


Em menos de uma semana você vai completar 11 anos. Minha filha caçula. O corpo já denuncia que você já não é mais tão criança, embora a possibilidade de crescer e se transformar ainda lhe cause resistência e estranhamento...

e eu achando que a resistência era só sua... Essa semana vivemos algo não planejado mas que agora me pareceu bem simbólico... Sua cama tinha uma grade. Daquelas para crianças pequenas não caírem. Colocamos quando arranjamos uma cama nova. Antes você dormiu quase um ano no colchão no chão (muitas vezes rolava e acordava fora dele) e, antes, dormia em uma cama-carruagem que tinha "beiradas"... Você sempre se mexeu muito dormindo e tem o sono pesado. Já caiu da cama mais de uma vez em viagens. Enfim, para mim, a grade te protegia. Final do ano passado, você começou a pedir para que tirássemos a grade. Seu pai totalmente de acordo. Mas eu resisti. Com medo de vc se machucar. "Do chão não passa", seu pai sempre alegava. Eu apelava para a pandemia e convecia vocês dois de que não era hora de machucar e nem correr o risco de precisar de um hospital. Foram vários pedidos e eu convicta de que ainda não era a hora...

Há dois dias você novamente me pediu para não colocar a grade na hora de deitar.... e repentinamente... meu coração aceitou.... sem aquele medo e preocupação (claro que coloquei o pufe do lado por garantia... mas foi só). Demorei um tempo para ter tranquilidade para aceitar que a grade não era mais necessária. Você foi paciente comigo embora persistente e insistente na sua forma de me mostrar que cresceu. Minha menininha cresceu. Feliz crescimento e transformação!!! Que a gente possa juntas lidar com nossos medos e que tenhamos coragem de tirar as grades já não são mais tão necessárias.
Um beijo de sua mãe orgulhosa

                                                                                                    
                                                                                                                 (texto de 28/05/2021)







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário