domingo, 1 de setembro de 2013

Revelando o mistério do nome do blog

Afinal, de onde surgiu esse nome para o blog? Essa história é uma feliz coincidência, ou melhor dizendo, sincronia, de fatos... Mais ou menos um mês antes de resolvermos testar desligar a TV, a professora Kátia me chamou depois da aula para me entregar um "livrinho" que o Yuri tinha feito livremente para ela. Como ela tinha gostado muito, resolveu compartilhá-lo conosco para quem sabe a gente inventasse alguma coisa com ele. Nosso projeto foi desde o início transformá-lo em um livrinho, pois os desenhos foram feitos em tiras de papel, como uma história em quadrinhos. Eram só ilustrações. Em casa, escaneamos os desenhos e colocamos o texto da história que ele nos contou. Demos um tempo para o projeto do livrinho pois a próxima fase é o próprio Yuri escrever o texto com a letrinha dele (coisa que precisamos da vontade e interesse dele e isso vai bem aos pouquinhos... ele gosta mesmo é de desenhar, e está no auge do seu momento monstros, tá desenhando uns 15 monstros por dia!!!).
Enfim, a história aconteceu e ficou estacionada... O processo da não TV começou e coisa e tal e no dia de pensar no blog, as duas coisas se conectaram em mim. A história do Yuri voltou forte e eu fiquei emocionada com a força da mensagem que ele sem que a gente percebesse estava nos passando... uma TV engolindo uma criança!!!

Não conversamos com ele sobre essa relação até hoje, mas antes de dormir hoje, conversamos um pouco sobre as mudanças que estamos sentindo aqui em casa desde que desligamos a TV. Yuri e Luana concordam que estamos passeando mais e inventando outras coisas diferentes pra fazer, embora o Yuri ainda insista em dizer que sente falta dos desenhos animados.

Só para terminar, um pequeno relato do nosso final de semana: sábado de manhã, caçamos insetos e pequenas criaturas na horta da casa da vovó e do vovô (baseados em uma demanda da Luana em ir na "fazendinha" de mini-animais montada em um shopping, que foi divulgada em sua escola). Achamos tatu-bola, casinhas de caracol vazias, minhoquinhas, lagartas e até uma casca de uma cobrinha de duas cabeças!!! Uma aventura! No final da tarde, fomos ao CAMARU, um parque de exposição da cidade onde acontece uma feira anual de animais devido o aniversário da cidade, vimos cavalos, bois e vacas de todos os tipos! Vimos um tantão de mini-animais, vimos tirar o leite da vaca e até demos uma voltinha no parque de diversões. No domingo (hoje), começamos o dia assistindo novamente dois espetáculos de ballets infantis em DVD, depois fomos ao supermercado, almoçamos em um restaurante, descansamos um pouco em casa (nessa hora de descanso, Yuri jogou um pouco de video-game com o pai e Luana viu um pouquinho de "filminho", escolheu as músicas do "Cocoricó") e ainda tivemos fôlego para ir ao teatro ("A Cor Sem Lugar Algum, baseada no livro "Flicts" do Ziraldo). Imagine duas crianças interagindo com uma peça de teatro de um livro que elas conhecem! Multiplique por dez! Eram o Yuri e a Luana nessa peça! Terminamos o dia com pizza!

Mas, voltando ao assunto do nome do blog, tá aqui o livro do Yuri! Boa noite!

Um comentário:

  1. Quantas aventuras heim??!!!
    Viver é isso e é gostoso...beijim orgulhoso e feliz da maria neusa,mãe,avó e sogrinha

    ResponderExcluir