segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Confissão: sobre a desintoxicação da TV

Tenho pensado sobre a minha relação individual com a TV... e como venho me desintoxicando desse processo aos poucos.
Somos casados há 9 anos. Quando casei levei a minha televisãozinha (14 polegadas) para o nosso quarto, no nosso apartamento. Era acostumada a dormir assistindo televisão. Em minha casa todo mundo tinha televisão no quarto, além das televisões nas salas... MUITA TELEVISÃO!!!
Enfim, eu costumava dormir, enquanto o Luís Gustavo varava a madrugada assistindo a programação... Para mim, era e ainda é motivo de relaxamento... É comum eu dormir na sala com a televisão ligada, mesmo quando começo a assistir algum desenho com as crianças...
Pois bem, passamos dois anos no apartamento e quando engravidei, mudamos para uma casa.
Logo que mudamos para essa casa, resolvemos (por sugestão do Luís Gustavo) não colocar a televisão no quarto... Ficamos só com a televisão da sala e guardamos a pequenina no escritório, desligada. Alguns anos depois vendemos ela para um colega de trabalho.
Desde então era só uma televisão em casa. Mas eu ainda assistia novelas e até "Big Brother" (eu confesso). E o Luís Gustavo passava algumas madrugadas assistindo qualquer coisa.
Mais ou menos quando engravidei da Luana, outra mudança. Resolvemos trocar a operadora de TV a cabo e mudamos para uma que não tinha a Rede Globo. Achei que seria difícil acostumar a ficar sem novela, mas me adaptei rapidamente... (troquei por seriados e programas de culinária). O mais difícil desses canais pagos é que um mês assistindo o mesmo canal e você não aguenta mais a repetição dos programas. Eles repetem e repetem infinitamente a mesma coisa!
E de repente a gente já não tinha mais Globo. Também paramos de assistir telejornais, por opção e por considerar a mídia sensacionalista tendenciosa e violenta... não contribuindo em nada para o nosso dia-a-dia...
Foram 3 anos de muitos desenhos animados, programas culinários e algumas séries... 
Confesso que às vezes sento no sofá e sinto vontade de ligar a TV, simplesmente por ligar, para encher (ou seria esvaziar?) a cabeça. E que acabei intensificando meu tempo no Facebook (já que não tenho a TV).
Mas o melhor é me ver "forçada" a prestar mais atenção nos meus filhos e também nas coisas que quero e posso fazer quando não tenho uma TV...
Os meninos estão desenhando mais, brincando mais com nossa cachorra, montando quebra-cabeças, pintando, jogando bola... 
Eu não sei mais nome de novelas, não sei mais quem são os personagens principais, não sei onde está tendo furacão ou enchentes, nem quem foi indicado ao paredão... E quer saber? Não sinto a menor falta!
Por ora é só... acho que preciso desligar o computador tb... Até!

Um comentário:

  1. Norinha: passo a passo você fez e faz conquistas
    importantes .Sempre a achei muito presente com meus netinhos e agora então...beijos incentivadores da sogrinha.

    ResponderExcluir